Temas como sustentabilidade e biodiversidade se aprendem com diversão, educação e, sobretudo, participação
No dia 04 de agosto, acontecerá no Jardim Botânico de Brasília, o 12º encontro “BSB sustentável”. O evento reunirá artesãos que têm como matéria-prima o resíduo sólido. Participarão ainda, engenheiros florestais, biólogos, pedagogos, deficientes visuais do Projeto DV na Trilha, Ongs, designs, empresas, artistas regionais e membros da comunidade.
O foco de todos os envolvidos no encontro é a conscientização sobre a importância dos recursos naturais e a busca de meios mais racionais e adequados para prevenir ou recuperar a degradação causada por todos nós.
Campanha de incentivo a coleta seletiva, mobilização e conscientização das questões ambientais, além de exposições de artesanato sustentável e oficinas de reciclagem são atividades que ocorrerão durante todo o dia.
Flávia Valle, artesã responsável pelo encontro, destaca os motivos que a impulsionaram a realizá-lo: “Apesar do evento ser informal é grande a responsabilidade, pois não vale só trocar conhecimento e experiências é preciso propagar de forma lúdica e prazerosa a luta pela sustentabilidade e conservação do planeta”, frisou.
O encontro costuma acontecer uma vez por mês, em lugares como faculdades, restaurantes, galerias comerciais e culturais. Para essa edição são esperadas mais de 200 pessoas. Nurit Bensusan, escritora e bióloga, criadora da Biolúdica, convidada especial do evento, fala da iniciativa: “Fazer com que as pessoas aprendam se divertindo é muito relevante e pode fazer toda a diferença, pois assim, mesmo sem pensar explicitamente sobre o tema da conservação da natureza, as pessoas acabam se envolvendo e percebendo a importância do tema e do conhecimento sobre ele”.
Nesta edição do BsB Sustentável, que está prevista para começar às 10h e terminar às 16h, haverá também demonstração do PISAPET - amassador de garrafa PET, que veio diretamente da Amazônia.
Na programação ainda haverá das 12h30 às 13h30 uma oficina de reciclagem de flores feitas com sacolas plásticas, com participação especial dos participantes do DV na Trilha – grupo que tem por objetivo proporcionar aos deficientes visuais a oportunidade de andar de bicicleta, sentindo os prazeres que essa atividade proporciona e buscando seus benefícios consequentes, onde se destacam a socialização e a melhoria da qualidade de vida.
A partir das 14h30 acontecerá a oficina da Biolúdica, empresa que chegou ao mercado em dezembro de 2011 com a proposta de oferecer a crianças e adultos jogos interessantes, instigantes e divertidos, que fazem com que os jogadores aprendam sobre temas biológicos.
A oficina será dirigida pela bióloga Nurit que inaugurou recentemente sua linha com os jogos Bioquê?, Tsunami e Biobrazuca, jogos de cartas com desafios que despertam a curiosidade para temas como a biodiversidade brasileira, o meio ambiente marinho e as relações biológicas entre os seres vivos.
Nurit ressalta que aprendemos muito mais vivenciando do que somente lendo ou ouvindo: “Jogando jogos interessantes, além de nos divertirmos, aprendemos sem perceber. Quando menos esperamos, já temos uma porção de conhecimentos sobre temas biológicos que não tínhamos antes ou que achávamos chatos... Assim, sem pensar a gente acaba aprendendo que o beija-flor hiberna e o urso polar não, que a libélula já existia no tempo dos dinossauros, que a pesca predatória acaba com os ambiente marinhos.
Assessoria de imprensa
Luciana Vasconcelos (61) 9217 2770 / 8428 0719
Clarice Gulyas (61) 8177 3832
Nenhum comentário:
Postar um comentário