Nenhum conteúdo poderá ser reproduzido ou copiado sem permissão por escrito da criadora do vallereciclar.blogspot.com

domingo, 3 de março de 2013

A Sustentabilidade em ... Foz do Iguaçu - COLETA SELETIVA !!!!

Durante esta semana acompanhe os posts sobre coleta seletiva, bicicletas, caiaque e meio ambiente na região de Foz do Iguaçu e nos Parques Nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina). Hoje o post é sobre o lixo e os pontos de coleta encontrados na região.

Foz do Iguaçu e o Parque Nacional possuem muitas lixeiras espalhadas nos locais. Geralmente estão dispostas uma caixa para coleta orgânica e outra para inorgânica.Então, vamos ver os tipos de lixeiras e por onde elas estão espalhadas no local?

Lixeiras no Zoológico Bosque Guarani, localizado bem próximo ao Terminal  de Transporte Urbano.


Alguns papéis estão no chão, mas as lixeiras estão aí, fixadas no Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu.


No centro da cidade lixeiras amarelas e azuis estão localizadas na calçada, assim pode-se encontrar sacos de lixo jogados pelas ruas. Algumas destas lixeiras não estão mais disponíveis e uma manutenção é  bem necessária.


Na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, lado Brasil, muitas lixeiras estão dispostas no local.


E nas trilhas há muitas lixeiras como estas espalhadas no caminho...


Deve-se sempre evitar jogar alimentos e embalagens no chão, pois há muitos quatis na região. Então, se um dia for visitar o parque lembre-se de jogar os resíduos nas lixeiras.


 Quati e a embalagem de papel.


E nas trilhas, é muito raro ver sujeira pelo chão, mas uma embalagem de biscoito foi encontrada na mata.

  

E nas Cataratas... uma garrafa de água perdida foi encontrada no local. Infelizmente os locais eram de difícil acesso para colher estes resíduos e dar o destino certo para os memos.

                                     

E do lado da Argentina, como estão os pontos das lixeiras? Logo na entrada do Parque Nacional Iguazú uma área para fumantes com uma caixa de coleta de bituca está disponível.



No começo da trilha para as cataratas e no caminho para a estação do trem existem também muitas lixeiras de coleta no local.


E na estação de trem, lá estão elas...


A trilha que direciona para a Garganta do Diabo é longa e a caminhada é feita sobre uma ponte. Algumas placas como estas podem ser vistas e orientam as pessoas a não jogar objetos na água .


E muitas lixeiras como estas são vistas no caminho da trilha e bem próximas a queda d'água..




Na saída ou entrada do Parque Nacional Iguazú esta estação de coleta pode ser vista.


E de volta ao lado do Brasil, no Parque das Aves muitas lixeiras estão dispostas no local.



E na Usina Hidroelétrica de Itaipu, não é diferente, há muitas lixeiras dispostas no local. E este "Barrageiro - Homem de Aço" foi feito com as sobras da construção. Juvencio foi um dos homens que trabalhou na construção da Usina e as peças que trabalho ajudou a criar esse Homem de Aço .


No Pólo Astronômico mais lixeiras...


Na entrada da Itaipu Binacional e no Refúgio Biológico Bela Vista mais e mais lixeiras. No refúgio estas lixeiras foram feitas com a sobra do material da construção da Usina Hidroelétrica de Itaipu.


No Ecomuseu pode-se observar além das tradicionais lixeiras, uma caixa coletora de pilha.


Na Mesquita as lixeiras também estão disponíveis.



Por fim, lixeiras não faltam na região para manter a cidade e o parque sempre limpos. Temos que fazer o uso delas e que a outra parte incentivadora, cumpra o seu papel com responsabilidade. Amanhã acompanhe posts sobre uso da bicicleta e caiaque na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário