Nenhum conteúdo poderá ser reproduzido ou copiado sem permissão por escrito da criadora do vallereciclar.blogspot.com

terça-feira, 2 de outubro de 2012

VALLE BLOGAR NOTÍCIAS - Bióloga brasiliense lança jogos infantis sobre os seres vivos


Próximo do Dia das Crianças, Nurit Bensusan aposta em jogos de cartas com temáticas ambientais para atrair público infantil e contribuir com a popularização da Ciência


Com a proposta de popularizar a Ciência entre o público infantil, a bióloga brasiliense Nurit Bensusan lança os jogos Metamorfus e PET, o desafio, nesse sábado (6/10), às 16h, no Café Ernesto (115 sul, bloco C). Com partidas que exigem raciocínio lógico e estratégia, as cartas coloridas com figuras e curiosidades sobre os animais tem um único objetivo: defender o meio ambiente de ameaças naturais e humanas. A programação conta com aulas de yoga e oficina de jogos, gratuitas, para a criançada.


A pedido do filho Ariê, 9 anos, que aprende sobre metamorfose dos animais na escola, Nurit Bensusan resolveu criar o Metamorfus. O jogo consiste na construção de diferentes sequências de vida dos animais sob o perigo de intervenções de cartas curingas que, além de divertir, trazem referências culturais, como os trunfos Ambulante (da música Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas) e Mutante Samsa (personagem Gregor Samsa, da obra de Kafka).



"Essa ideia me pareceu super legal porque eu mesma tive experiência de estar com pessoas que não sabem que os bichos fazem metamorfose, ou simplesmente nunca se deram conta que aquela lagarta vira borboleta, ou que a formiga, a mosca e a abelha também fazem metamorfose, além da barata, por exemplo. No jogo, é possível que um ovo de bacalhau, depois de uma metamorfose, dê origem a um bolinho de bacalhau. Ou também pode se transformar em um bicho qualquer, no caso da carta Mutante Samsa, inspirada no personagem de Kafka que se transforma em um inseto gigante", comenta a também escritora Nurit Bensusan, mestre em Ecologia e doutora em Educação.


Animais superpoderosos

Já em PET, o desafio (Protetores da Existência na Terra), os personagens das histórias em quadrinhos do ilustrador Nestablo Ramos ganham vida num combate contra ameaças ambientais e biotecnológicas. “A Biolúdica (empresa de jogos de Nurit Bensusan) foi apresentada ao Nestablo, daí nasceu a oportunidade de fazer um jogo sobre animais super herois que tem super poderes de defesa e de ataque, com escalas de força assim como as do super trunfo servem para combater ameaças como as clonagens”, explica Nurit.



Segundo a bióloga, que lançou recentemente o livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais, a ideia de começar a comercializar jogos com temas ambientais partiu da necessidade de encontrar esse tipo do produto no mercado que, de acordo com ela, são muitas vezes chatos ou falhos ao propor uma reflexão sobre a conscientização ambiental.



“Nas cartas desses jogos, principalmente nas das ameaças, as crianças tem acesso a uma quantidade grande informações biológicas e acabam aprendendo sem se dar conta disso. Por exemplo, temos um conjunto de ameaças ligadas ao tubarão. Como a criança tem que ler a ameaça para saber se ganha ou perde aquela rodada, essas ameaças acabam se tornando fontes de informação”, afirma.





Sobre Nurit BensusanBióloga e engenheira florestal, pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo ( http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica ( http://www.bioludica.com.br ), oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes. Participa também do coletivo de ideias Biotrix ( www.biotrix.com.br ). Com mais de 12 livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo; Meio Ambiente: e eu com isso?; Quanto dura um rinoceronte?, e Rio + 20, +21, +22, +23 (editora Peirópolis), foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil. Serviço:

Lançamento dos jogos Metamorfus e PET, o desafio

Data:6 de outubro (sábado)

Hora: 16h

Local: Café Ernesto (115 sul, bloco C, loja 14)

Ingresso: entrada franca

Atrações: sessão de autógrafos, aulas de yoga e oficina de jogos de cartas sobre os seres vivos da Biolúdica, empresa lançada por Nurit Bensusan como iniciativa de popularizar a ciência

Mais informações: www.bioludica.com.br  


Nenhum comentário:

Postar um comentário