Nenhum conteúdo poderá ser reproduzido ou copiado sem permissão por escrito da criadora do vallereciclar.blogspot.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VALLE BLOGAR - NOTÍCIAS - Causas de deslizamentos

Sabemos que a gravidade é a força elementar por trás de qualquer deslizamento e que a meteorização faz a sua parte. Mas o que inicia um deslizamento?



As superfícies da terra ficam juntas por várias forças. A mais importante é o atrito. Algumas partículas do solo, como argila, ficam presas entre si, enquanto outras, como a areia, ficam soltas. Todos os relevos são formados pelo atrito entre a capa do sedimento e o leito de rocha, alguns mais presos que outros. Se surge algo que pode quebrar o atrito em uma inclinação, então, um deslizamento pode começar. Os deslizamentos ocorrem quando a gravidade supera a força do atrito.

A gravidade é o fator principal de um deslizamento. O solo não se move em uma superfície plana. Em uma inclinação, a gravidade não pode causar um deslizamento sozinha. Mas junto com outros fatores - como a chuva - pode fazer os sedimentos rolarem. Veja a seguir as causas mais comuns de deslizamento.


Água: talvez o agente mais comum de um deslizamento, a água reduz o atrito entre o leito de rochas e o sedimento, e a gravidade faz os detritos rolarem para abaixo. Nos solos arenosos e argilosos, um pouco de água pode aumentar a estabilidade. Provavelmente você já viu isso ao fazer castelos de areia ou brincar com argila. Entretanto, água em excesso faz com que o sedimento escorregue, o que explica a ocorrência de muitos deslizamentos depois de tempestades.


Terremotos: se a crosta terrestre vibrar o suficiente para romper a força do atrito que mantém os sedimentos no lugar ou em uma inclinação, pode ocorrer um deslizamento.


Incêndios: as plantas ajudam a estabilizar o solo, prendendo-o, como cola, às raízes. Quando essa "cola" é removida, o solo fica solto e a gravidade age com muito mais facilidade. A perda da vegetação depois de um incêndio deixa a terra destruída suscetível aos deslizamentos.


Vulcões: algumas características dos vulcões os tornam um ponto de partida fértil para deslizamentos especialmente destrutivos. Na próxima página, aprenderemos quão poderosos esses deslizamentos vulcânicos podem ser.



Deslizamentos submarinos



Você sabia que os deslizamentos podem ocorrer até debaixo d'água? São conhecidos como deslizamentos submarinos e podem iniciar ondas gigantescas que destroem as regiões costeiras. Os cientistas acham que os terremotos antecedem muitos deslizamentos submarinos, o que produz as ondas enormes conhecidas como tsunamis. Suspeita-se que um terremoto tenha causado um deslizamento submarino em 1998, que levou a um tsunami que acabou com vários povoados e matou milhares de pessoas em Papua, Nova Guiné [fonte: FAQ da USGS (em inglês)].


Jennifer Horton. "HowStuffWorks - Como funcionam os deslizamentos de terra". Publicado em 12 de março de 2008 (atualizado em 11 de julho de 2008) http://ambiente.hsw.uol.com.br/deslizamento-de-terra3.htm (16 de janeiro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário