Nenhum conteúdo poderá ser reproduzido ou copiado sem permissão por escrito da criadora do vallereciclar.blogspot.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Intervenção Urbana - Dama Geométrica - !!!!!


Ao trazer para o contexto da arte um objeto que originalmente não era considerado artístico, Duchamp propunha a seguinte questão:


“ o que define o sentido dos objetos e o que faz com que alguns deles tenham valor artístico?”

E seu próprio gesto ensejou uma resposta:

“o que define o sentido de um objeto são as ações e relações que com ele se dão, o que fazemos com ele e em que situações o colocamos.”

Assim, em uma de suas obras “Roda de bicicleta”, um objeto é uma roda quando funciona como tal em um meio de transporte, mas passa a ser arte quando a partir dele se estabelecem relações artísticas, quando é colocado na mesma situação de outras obras de arte, quando é observado como arte e quando motiva nossa reflexão sobre o que vem a ser arte.

Já, a padronização, por exemplo, foi uma das formas de entrada da geometria em nossos espaços e atividades cotidianas. Baseado na repetição ou regularidade de padrões visuais, o conceito de padronização foi importante para propostas tão distintas quanto as de Gropius, Popova e Gernreich.

Em relação a ordem podemos dizer que ela está associada a configurações nítidas e coerentes, formas baseadas em regras ou modelos identificáveis e estruturas com relações claras ou padrões repetidos entre seus componentes.

A obra de Kandinsky expõe a convivência dessas duas dimensões na criação humana, com um lado de clareza e regularidade e outro de superposições e distorção. A geometria, um sistema visual que fornece modelos de relações coerentes para a arte, aqui também dá lugar a formas imprecisas e instáveis, que justamente se afastam da ordem geométrica. Toda experiência criativa envolve um fluxo constante entre ordem e desordem.


Tendo como principal referência as obras acima citadas foi criada a "Dama Geométrica", que consiste em transformar as cápsulas de café em um novo objeto de uso, em vez de terem como destino principal o lixo. A idéia é transformá-las em peças de damas e provocar ainda uma relação artística nos tabuleiros de dama fixados nas mesas da praça localizada na quadra 103 de Águas Claras. Além da jogada de dama, as 24 peças, que compõe o jogo, podem ser utilizadas para a criação de formas geométricas como círculos, triângulos, quadrados,... e o que mais a imaginação permitir em cima do tabuleiro de dama, com ou sem a ordem das cores. 

Em meio a praça, localizada na quadra 103 de Águas Claras, foi executada a primeira  intervenção que proporcionou divertimento e movimento aos frequentadores  daquela praça. E amanhã tem mais, às 16h, você pode participar dessa intervenção, basta comparecer na praça e começar a partida !!!!


                                                 Antes da jogada crie um formato geométrico !!!!

                                                


                                      

Essa proposta de intervenção urbana foi elaborada por Flávia Valle no trabalho do seu curso Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação no ano de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário